'Quero destacar aqui os processos, do plantio do trigo à produção do pão, que fazem com que este alimento universal chegue à mesa das pessoas', afirmou Kobra, que fará seu primeiro trabalho na capital paranaense.
Um dos muralistas brasileiros mais conhecidos mundialmente, o paulistano Eduardo Kobra tem 49 anos de idade. Ele nasceu e se tornou um dos artistas mais conhecidos nas últimas duas décadas.
Suas obras, marcadas pelo colorido e pelas cores expressivas, estão espalhadas pelos cinco continentes.
Por ter nascido e crescido na periferia de São Paulo, Kobra viveu em constante contato em lugares onde a arte de rua era uma forma de expressão comum.
Influenciado pelo grafite e pelas cores vibrantes das ruas, ele desenvolveu um estilo único que combina elementos da arte clássica com a linguagem moderna da rua.
Ele se destacou inicialmente como grafiteiro, mas ao longo dos anos sua arte evoluiu para um estilo mais refinado e reconhecível, combinando elementos do grafite tradicional com técnicas em mural.
O artista plástico assina mais de três mil murais em 35 países de todo o mundo. Só nos Estados Unidos, são cerca de 50 obras.
Em Amsterdã, ele retratou Anne Frank, adolescente judia vítima do Holocausto, que se tornou um símbolo universal de resistência e força.
Em 2016, o mural 'Etnias', com 15m de altura e 170m de comprimento, feito para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, foi reconhecido como maior grafite do mundo pelo 'Guiness world records'.
A pintura, localizada no Boulevard Olímpico da Praça Mauá, é inspirada nos aros olímpicos e representa a paz e a união entre os povos.
Também com inspiração no Rio de Janeiro, Kobra fez o 'Cristo', na embaixada do Brasil em Tóquio, no Japão.
Outro gigantesco de Kobra foi feito em 2017, com 5.742 metros quadrados, na fábrica de chocolates 'Cacau Show', que pode ser irado por quem a pela Rodovia Castelo Branco, em Itapevi, São Paulo.
Também em 2017, o artista brasileiro pintou nas pedreiras de Carrara, na Itália, a mais de mil metros de altitude, o fascinante 'Davi'.
Uma das características Eduardo Kobra do trabalho de cobra é democratizar a arte, transformando ruas, avenidas, estradas e até montanhas em galerias a céu aberto.
O prestígio de Kobra internacionalmente é tão grande, que o artista já criou um mural no paredão da sede da ONU, em Nova York, em setembro de 2022.
Personalidades importantes do mundo também são inspirações para Kobra, que já retratou a vencedora do prêmio Nobel da Paz de 2014, Malala, além do cantor Bob Dylan e do piloto de Fórmula 1, Lewis Hamilton.
Em 2023, Kobra criou uma obra em homenagem à jornalista e apresentadora Glória Maria, que morreu em 2/2/2023.
Em 2018, o brasileiro foi eleito uma das personalidades do ano em Nova York pelo guia cultural 'Time Out'.
Em maio de 2024, o artista leiloou uma de suas obras por R$ 400 mil e reverteu o valor em doações para a tragédia das chuvas que atingiu o Rio Grande do Sul.