CONCLAVE

Fumaça branca ou preta? Veja os horários e o que significa cada uma


Tudo o que você precisa saber sobre os ritos de escolha do novo papa, que começa hoje

Por Amanda S. Feitoza
Gabriel Bouys/AFP

Quando veremos a primeira fumaça?

A primeira fumaça do conclave que escolherá o novo papa deve sair por volta das 14h (horário de Brasília) desta quarta-feira, 7. Esse será o resultado da primeira votação feita pelos cardeais dentro da Capela Sistina. É o momento mais aguardado do início do processo e o mundo inteiro estará de olho na chaminé.

Andreas SOLARO/AFP

Segundo o diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Matteo Bruni, o cronograma principal prevê duas fumaças por dia: às 7h e às 14h. Mas, caso o novo papa seja escolhido já pela manhã ou no início da tarde, a fumaça branca pode sair antes: às 5h30 ou 12h30, respectivamente.

AFP

Fumaça preta ou branca: o que significa?

Se nenhum candidato alcançar os dois terços dos votos necessários (89 dos 133 cardeais), a fumaça que sairá pela chaminé será preta — sinal de que ainda não temos um novo papa. Para isso, as cédulas são queimadas com uma mistura de perclorato de potássio, antraceno e enxofre.

Andreas SOLARO / AFP

Mas, se houver um eleito, o mundo verá fumaça branca, sinal de que o novo papa foi escolhido. Nesse caso, a queima das cédulas é feita com perclorato de potássio, lactose e resina de clorofórmio. Para reforçar, os sinos da Basílica de São Pedro também tocam.

Andreas SOLARO / AFP

Horários das fumaças: fique de olho!

A partir de quinta-feira, 8, os horários previstos para a liberação de fumaça são: 5h30 (de Brasília) – somente se a fumaça for branca 7h (de Brasília) – resultado da primeira votação do dia

Vincenzo PINTO / AFP

Como começa o conclave?

O primeiro dia do conclave começou com a tradicional missa 'Pro eligendo Pontifice', celebrada na Basílica de São Pedro às 10h (5h de Brasília). No período da tarde, os 133 cardeais eleitores se dirigem à Capela Sistina, a partir das 16h30 (11h30 de Brasília), onde recebem uma catequese do cardeal Raniero Cantalamessa.

Tiziana FABI/AFP

Silêncio absoluto e votos secretos

Antes da primeira votação, todos os cardeais fazem um juramento de sigilo e respeito às regras do conclave. Só então eles podem votar. Para que o novo papa seja eleito, são necessários pelo menos 89 votos. O processo pode durar vários dias, com até quatro votações diárias.

Gabriel Bouys/AFP

E assim teremos o novo líder

Em breve, saberemos quem será o novo nome à frente da igreja católica e de mais de 1,4 bilhão de fiéis

Tiziana FABI / AFP