IPTU

Em vídeo, ex-prefeito de Goiás sugere que população não pague IPTU

Evandro Magal criticou decisão da prefeitura de Caldas Novas de reajuste do Imposto Predial e Territorial Urbano

Evandro Magal diz para população de Caldas Novas não pagar IPTU -  (crédito: Reprodução / Instagram)
Evandro Magal diz para população de Caldas Novas não pagar IPTU - (crédito: Reprodução / Instagram)

Na última quinta (1º/5), Evandro Magal (PSDB), ex-prefeito de Caldas Novas (GO), publicou nas redes sociais um comunicado inusitado para a população da cidade: não pagar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). “Resistência é a palavra de ordem do momento, nós vamos vencer essa luta”, afirmou no vídeo. 

A cobrança havia ado por um reajuste recente devido a atualização de alíquotas e IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) para "manter a saúde fiscal do município e garantir a continuidade dos serviços públicos essenciais", de acordo com a Prefeitura de Caldas Novas. O aumento do IPTU não contempla uma porcentagem fixa, podendo variar de acordo com o sujeito a receber a cobrança. 

Para Magal, tal reajuste foi “maldito, abusivo e criminoso”. O ex-prefeito convocou a população a não pagar o imposto até o próximo dia 30 — prazo máximo estabelecido pela prefeitura — como um meio de pressionar o órgão para fornecer descontos. Segundo Magal, o atual prefeito "está desesperado porque a prefeitura está quebrada, está falida e não tem crédito para comprar uma cibalena na esquina."

O pagamento à vista do IPTU recebe 25% de desconto. No entanto, Magal sugeriu que, caso a população atrase ao máximo o pagamento, a redução poderá ser ainda maior. “Ele vai perder essa guerra”, disse, se referindo ao prefeito Kleber Marra (MDB), eleito com 60% dos votos em 2024. Na época, Magal ficou em segundo lugar na disputa pela prefeitura, com 37% dos votos.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Em nota, a Prefeitura de Caldas Novas nega irregularidades e afirma que o valor do IPTU é calculado com base nas informações constantes no cadastro do imóvel, e que "variações mais significativas podem ocorrer devido a divergências cadastrais, como área construída, uso do imóvel, ou zoneamento."

“A gestão municipal reafirma seu compromisso com a transparência, a responsabilidade fiscal e o respeito ao cidadão. Todas as atualizações foram feitas com respaldo legal, em consonância com os princípios da justiça tributária e com total responsabilidade com os recursos públicos. A istração está à disposição da população para prestar esclarecimentos e garantir que o processo ocorra de forma justa e correta para todos!”, esclareceu a Secretaria de Fazenda e Gestão de Caldas Novas em nota nas redes sociais. 

Nos comentários do vídeo de Magal, os internautas apoiaram a iniciativa. "A população vai continuar resistindo! Parabéns, Magal", disse um seguidor. "Parabéns meu líder por sempre estar ao lado do povo defendendo e ajudando em todos os sentidos, isso sim é ser um líder nato", afirmou outro. "Vamos com tudo Magal, vamos lutar por justiça, tenho certeza que teremos bons resultados", comentou um terceiro. 

Magal ocupou o cargo de prefeito de Caldas Novas entre 2016 e 2020, filiado ao atual partido Progressistas. Em 2022, tentou, sem sucesso, uma vaga na Câmara dos Deputados.

O ex-prefeito foi contatado pelo Correio para um posicionamento sobre a declaração, bem como a Prefeitura de Caldas Novas. Ambos não responderam até a publicação deste texto. Em caso de manifestação, a matéria será atualizada.

 

postado em 04/05/2025 21:31
x