
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu nesta terça-feira (4/3), durante primeiro discurso diante do Congresso americano desde que tomou posse, vaias e aplausos, bem como falas de apoio e de reprovação.
Ao dizer que “o voto popular ganhou por grandes números”, o governante republicano, acompanhado do vice-presidente, JD Vance, e do líder da Câmara dos Representantes, Mike Johnson, foi audivelmente vaiado por parlamentares de oposição. Um deles, o democrata Al Green, foi retirado do espaço após gritar contra o presidente.
Em resposta às vaias, apoiadores do governo se levantaram e aplaudiram Trump, ao som de gritos de “U.S.A.” (EUA), que tomaram a parte interna do Capitólio.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Durante o discurso, o presidente elogiou feitos das primeiras seis semanas do próprio mandato — fortes medidas na fronteira, tarifas, brusco corte na burocracia federal e intensa busca por cessar-fogo entre Ucrânia e Rússia. Segundo ele, o governo atual conseguiu, em 43 dias, “mais do que a maioria dos governos conseguem em quatro ou oito anos”.
Trump prometeu levar adiante tentativa polarizadora de reformar o governo, afirmando que estava “apenas começando” os planos radicais para fazer uma reforma no país, e encerrar a guerra na Ucrânia.
Com Elon Musk na plateia, o evento no Congresso dos Estados Unidos reúne congressistas, juízes da Suprema Corte e oficiais das Forças Armadas.
*Com informações da Agence -Presse.
Saiba Mais