O grupo de ilhas Cíclades, onde está localizada a famosa ilha Santorini, na Grécia, já registrou mais de mil terremotos submarinos nos últimos dias. Segundo o observatório europeu Copernicus, em publicação nesta quinta-feira (6/2), muitos dos tremores excederam a magnitude de 5 na escala Richter. Mais de 10 mil pessoas tiveram que abandonar a ilha grega de Santorini.
A atividade sísmica perto da ilha com formato de meia-lua tem uma sequência sem precedentes na região desde o início dos registros, em 1964, segundo dados do Instituto Geodinâmico do Observatório de Atenas.
O professor de sismologia Kostas Papazachos destacou que estes sismos repetitivos constituem um "fenômeno sem precedentes para os registros da região grega". "Não temos um terremoto principal, mas uma sequência de muitos terremotos", observou o professor ao canal de televisão ANT1.
A recomendação das autoridades é que os moradores devem se afastar de alguns portos de Santorini, esvaziar as piscinas e evitar se reunir no interior de edifícios.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
"Tudo tremia, tremia, tremia a cada três ou quatro horas ontem. Nunca tinha ado por isso antes" em Santorini, disse à AFP Kostas Sakavaras, um guia turístico que vive na ilha há 17 anos.
Saiba Mais 6k4ce
-
Mundo Netanyahu segue Trump e retira Israel do Conselho de Direitos Humanos da ONU
-
Mundo Cortes na USAID geram pânico na África: 'Muita gente morrerá'
-
Mundo 'Usuários de site que estimula suicídios levaram meu filho adolescente a tomar veneno'
-
Mundo Vítimas de tiroteio na Suécia eram de várias nacionalidades, diz a polícia
-
Mundo Quem é Mauricio Claver-Carone, o escolhido por Trump para 'restaurar ordem' na América Latina
-
Mundo Os resultados do 'método Trump' de negociar: 'sem cenouras, apenas porrete'