ESTADOS UNIDOS

Trump assina decreto que cria o "Dia do Golfo da América"

Decreto convoca os funcionários públicos e todos os norte-americanos a celebrar o dia com programas, cerimônias e atividades

O presidente dos EUA, Donald Trump, fala à imprensa depois de  uma proclamação renomeando o Golfo do México como Golfo da América       -  (crédito: ROBERTO SCHMIDT / AFP)
O presidente dos EUA, Donald Trump, fala à imprensa depois de uma proclamação renomeando o Golfo do México como Golfo da América - (crédito: ROBERTO SCHMIDT / AFP)

A caminho de Nova Orleans para assistir ao Super Bowl no domingo (9/2), o presidente Donald Trump assinou uma ordem executiva que proclama o 9 de fevereiro como o Dia do "Golfo da América", em referência ao Golfo do México que o republicano decidiu rebatizar unilateralmente.

“Isso é algo grande. E quase todos já concordaram com a mudança. Fazer a América grande de novo é tudo o que importa para gente”, afirmou Trump enquanto sobrevoava a área dentro do avião oficial da Presidência.

Veja o vídeo:

O decreto convoca os funcionários públicos e todos os norte-americanos a celebrar o dia com programas, cerimônias e atividades."Hoje, estou fazendo minha primeira visita ao Golfo da América desde sua renomeação. À medida que minha istração restaura o orgulho americano na história da grandeza americana, é adequado e apropriado que nossa grande nação se reúna e comemore esta ocasião importante e a renomeação do Golfo da América", diz o decreto.

Trump visitou, no domingo (9/2) o estádio Caesars Superdome de Nova Orleans como o primeiro presidente dos Estados Unidos em exercício a assistir ao Super Bowl da NFL — a grande final da principal liga nacional de futebol americano. 

Ao renomear o Golfo do México como "Golfo da América", Trump alegou a importância do lugar para a produção de petróleo, pesca e turismo nos Estados Unidos.

Após a postura de Trump, o Google Maps anunciou que mudará nos Estados Unidos o nome do Golfo do México para Golfo da América em conformidade com decretos do presidente norte-americano. 

Segundo o Google, as alterações estão alinhadas com sua política de seguir as designações geográficas oficiais do governo dos Estados Unidos por meio do Sistema de Informações de Nomes Geográficos (GNIS) e entrarão em vigor assim que o GNIS for atualizado.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, reagiu afirmando que os Estados Unidos deveriam se chamar "América Mexicana", diante de um mapa-mundi do século XVII, onde a região da América do Norte aparece com esse nome.

Aline Gouveia
postado em 10/02/2025 07:58 / atualizado em 10/02/2025 08:02
x