Esportes

Renato Gaúcho adota cautela na integração de jovens da base do Fluminense

Renato Gaúcho adota cautela na integração de jovens da base do Fluminense

Renato Gaúcho adota cautela na integração de jovens da base do Fluminense -  (crédito: Foto: Marcelo Gonçalves/FFC)
Renato Gaúcho adota cautela na integração de jovens da base do Fluminense - (crédito: Foto: Marcelo Gonçalves/FFC)

O planejamento do Fluminense em relação ao uso dos jovens de Xerém voltou à tona durante a coletiva de imprensa de Renato Gaúcho, após o empate em 1 a 1 com o Juventude, neste domingo (18), no Alfredo Jaconi. Em resposta, o treinador reforçou que pretende promover a transição com responsabilidade, sem sobrecarregar os garotos em um momento de exigência por resultados imediatos.

“Estou soltando aos poucos o Riquelme e o Isaque. Com certeza são jogadores que vão nos ajudar bastante”, afirmou o comandante. Ambos entraram no segundo tempo da partida válida pela nona rodada da competição nacional, e chamaram a atenção pela movimentação e disposição em campo.

Embora veja potencial nos jovens, Renato entende que o momento exige foco em conquistas objetivas. “Busco todos os caminhos. Tenho treinado o Renato para jogar de atacante. Busco opções apesar do pouco tempo. Importante agora é pontuar, conseguir as classificações”, disse. Sendo assim, ele defende que a adaptação gradual é a melhor forma de garantir sucesso aos garotos.

“Agora, não adianta dar muita responsabilidade para os garotos da base”, acrescentou.

Alternativas e gestão do elenco

Nas disputas do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana, Portaluppi tem buscado maneiras de diversificar suas opções táticas. A preparação do meia Renato para atuar mais avançado serve de exemplo. Isso porque a movimentação visa oferecer variações ao setor ofensivo, especialmente diante de ausências ou desgaste físico de titulares.

“Tem uma crítica aqui e lá, o que é normal, mas eu dei parabéns ao meu grupo. Poderíamos melhorar? Sim e nós vamos na hora que tivermos mais tempo para treinar. De repente tem a janela do meio do ano, se puderem me dar mais dois ou três jogadores para somarem e para a gente ficar mais fortalecido, melhor ainda. A gente tem conversado que tem que ser pontual, jogadores que possam nos ajudar a decidir em tomadas de decisões e jogadores que façam gols”, concluiu.

Calendário do Fluminense

O Tricolor agora volta suas atenções para a Copa do Brasil. Isso porque próxima quarta-feira (21), o time enfrentará a Aparecidense, às 19h30, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. O Tricolor venceu o primeiro jogo por 1 a 0 e busca confirmar a classificação.

Além da Copa do Brasil, o clube também se prepara para desafios importantes no Brasileirão e na Copa Sul-Americana. Os próximos jogos incluem o clássico contra o Vasco (24 de maio), às 18h30, e o confronto diante do Once Caldas (29 de maio), às 21h30, ambos no Maracanã.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.

RJ
postado em 18/05/2025 20:17
x