Esportes

Mano identifica principais carências e traça plano para promover ajustes no Grêmio

Mano Menezes classifica como urgente corrigir três fragilidades do Grêmio a partir da paralisação da temporada durante a disputa do Mundial de Clubes

Mano Menezes classifica como urgente corrigir três fragilidades do Grêmio a partir da paralisação da temporada durante a disputa do Mundial de Clubes -  (crédito: Foto: Divulgação/Conmebol)
Mano Menezes classifica como urgente corrigir três fragilidades do Grêmio a partir da paralisação da temporada durante a disputa do Mundial de Clubes - (crédito: Foto: Divulgação/Conmebol)

O Grêmio avalia internamente que a equipe encontra dificuldades para engatar uma recuperação na temporada. Isso porque o Tricolor gaúcho até já apresentou uma evolução mesmo com o curto trabalho de Mano Menezes. Porém, esbarra na oscilação de desempenho e retorna à fase negativa. Com isso, identificou-se que os principais problemas são os excessivos erros defensivos. Além da falta de confiança de diversos jogadores e a ausência de tempo hábil para realização de treinos.

O técnico Mano Menezes destacou publicamente que a fragilidade defensiva é um dos principais pontos fracos do Imortal. O profissional itiu que esta é uma das principais carências na entrevista coletiva depois do empate com o Godoy Cruz, pela Sul-Americana. Ele entende que o time progrediu neste aspecto desde que ele assumiu o comando. Entretanto, o Grêmio ainda peca pela reincidência nos momentos em que precisa marcar de maneira mais adiantada.

Além disso, a sequência exaustiva de compromissos em um curto intervalo de tempo é também um empecilho. Afinal, Mano não tem condições de intensificar a correção de erros ou da implementação da sua metodologia em campo. Até mesmo com exemplificações práticas para facilitar a assimilação. O planejamento é tentar amenizar os erros na base da conversa e nas reuniões para demonstrar sua estratégia de jogo por meio da apresentação de vídeos.  Neste cenário, para evitar perder atletas por desgastes musculares, o período sem jogos é marcado pela recuperação física dos jogadores. Além de trabalhos de pequena intensidade no curto período que antecede os compromissos.

Plano do Grêmio para corrigir carências

A ausência de treinamentos, os resultados negativos e performances aquém também contribuem pela dificuldade em recuperar a confiança dos atletas. Assim, o entendimento é que será necessário ar e fazer as mudanças possíveis até a paralisação da temporada para a disputa do novo Mundial de Clubes.

A partir disso, o treinador Mano Menezes contará com um mês livre, entre 12 de junho e 12 de julho, para corrigir essas principais carências. Caso haja sucesso neste processo, a expectativa no clube é que o treinador consiga promover uma evolução mais relevante no Grêmio pelo tempo desejado para treinar.

O intuito é que a equipe e a ser mais competitiva no Campeonato Brasileiro e se afaste da zona de rebaixamento. E se possível na Copa do Brasil e na Sul-Americana, caso tenha êxito em se classificar nas duas antes da parada para o Mundial de Clubes.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  TwitterInstagram e Facebook

RJ
postado em 14/05/2025 16:09
x