Futebol

Botafogo segura pressão no Uruguai e vai à sua primeira final de Libertadores

Glorioso perde por 3 a 1 para o Peñarol, mas leva a melhor no agregado e vai decidir o título continental contra o Atlético Mineiro

Glorioso perde por 3 a 1 para o Peñarol, mas leva a melhor no agregado e vai decidir o título continental contra o Atlético Mineiro -  (crédito: Foto: Vitor Silva/Botafogo)
Glorioso perde por 3 a 1 para o Peñarol, mas leva a melhor no agregado e vai decidir o título continental contra o Atlético Mineiro - (crédito: Foto: Vitor Silva/Botafogo)

Pela primeira vez em sua história, o Botafogo está na final da Libertadores. A grande vantagem obtida no jogo de ida fez o time brasileiro poupar quatro de seus jogadores pendurados do duelo de volta em Montevidéu. O Peñarol foi valente e conseguiu honrar seus torcedores com uma vitória por 3 a 1 na noite desta quarta-feira (30). Mas o placar ainda ficou distante de ameaçar a classificação alvinegra para a decisão.

Jaime Báez, com um gol em cada tempo, e Batista asseguraram o triunfo no Estádio Centenário. Almada descontou para os cariocas. O adversário seráo Atlético Mineiro, que eliminou o River Plate na outra chave. A final será no dia 30 de novembro, no Monumetal de Nuñéz em Buenos Aires.

Só deu Peñarol

O Glorioso entrou nervoso sem a marcação encaixada. Apenas com o goleiro John escalado de início, o time sentiu as ausências. Mas em especial dos principais homens de frente, como Igor Jesus e Luiz Henrique. O Peñarol, por sua vez, se lançou à frente e acelerou o jogo, criando diversos embates no decorrer da etapa. A equipe aurinegra teve liberdade para ditar o ritmo, embora também tenha apostado em chuveiradas na área alvinegra. Aos 30 minutos, não teve jeito: Báez desferiu um chute belíssimo para abrir o placar. Os anfitriões tiveram, ainda, outras oportunidades de ampliar, mas esbarraram na trave e em John.

Agressão no intervalo

O goleiro Aguerre agrediu John no intervalo e recebeu cartão vermelho, deixando o Peñarol com um jogador a menos durante todo o segundo tempo no Centenário.

Tensão do início ao fim

Com a necessidade de fazer mais quatro gols para forçar a disputa de pênaltis, o Peñarol assumiu riscos. O Botafogo, que até então não havia sofrido gols de fora da área no torneio continental, levou outro de Báez. Antes disso, o VAR anulou um pênalti a favor dos brasileiros. Aos 20′, Fernández cobrou falta rapidamente e Hernández tocou de calcanhar para Báez finalizar colocado: 2 a 0. Mateo Ponte foi expulso aos 24′. O Peñarol seguiu em cima, mas o Botafogo aproveiutou para levar perigo. Marlon Freitas perdeu boa chance, mas Almada, aos 42′,  descontou após boa jogada com Freitas. No minuto seguinte, Pérez deu excelente e por cima da defesa para Batista dominar e anotar o terceiro. Mas não foi o suficiente. A classificação édo Fogão!

PEÑAROL 3×1 BOTAFOGO

Libertadores-2024 – Jogo de volta da semifinal
Data: 30/10/2024 (quarta-feira)
Local: Estádio Centenário, Montevidéu (URU)
Público e Renda: –
Gols: Jaime Báez, 30’/1ºT (1-0); Jaime Báez, 20’/2ºT (2-0); Almada, 42’/2ºT (2-1); Batista, 43’/2ºT (3-1).
PEÑAROL: Aguerre; Milans (Avenatti, 30’/2ºT), Guzmán Rodriguez, Javier Méndez e Maxi Olivera (Lucas Hernández, 15’/2ºT); Damián García (De Amores, intervalo), Rodrigo Pérez, Leo Fernández e Jaime Báez (Hernández, 24’/2ºT); Maxi Silvera (Facundo Batista, 14’/2ºT) e Sequeira (Ignacio Sosa, 14’/2ºT). Técnico: Diego Aguirre
BOTAFOGO: John; Vitinho (Mateo Ponte, 12’/2ºT), Bastos, Adryelson e Alex Telles; Danilo Barbosa, Marlon Freitas, Tchê Tchê (Eduardo, 12’/2ºT) e Savarino (Barboza, 26’/2ºT); Tiquinho Soares e Matheus Martins (Almada, intervalo). Técnico: Artur Jorge
Árbitro: Andres Rojas (COL)
Auxiliares: Alexander Guzman (COL) e Richard Ortiz (COL)
VAR: Yadir Cuña (COL)
Cartões amarelos: Pérez (PEN); Bastos, Vitinho (BOT)
Cartão vermelho: Aguerre intervalo (PEN)
*Acertou John na saída do campo no intervalo.

Redação Jogada10
postado em 30/10/2024 23:42 / atualizado em 31/10/2024 00:03
x