Vulnerabilidade

Ação de acolhimento realoca pessoas em situação de rua neste sábado (24/5)

A ação será realizada nos Setores Hoteleiro Norte e Sul, na Via N2, no estacionamento do Ministério de Defesa e na SQN 216

Os pertences recolhidos e levados ao depósito podem ser retirados pelos indivíduos em até 60 dias -  (crédito: Agência Brasília)
Os pertences recolhidos e levados ao depósito podem ser retirados pelos indivíduos em até 60 dias - (crédito: Agência Brasília)

O Governo do Distrito Federal (GDF) reúne secretarias e órgãos públicos, neste sábado (24/5), às 9h, para uma ação conjunta de acolhimento e assistência social, voltada a pessoas em situação de rua instaladas em seis pontos do Plano Piloto. 

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

A DF Legal desmontará estruturas improvisadas e transportará os pertences pessoais da população aos locais regulares indicados pelos próprios ocupantes ou ao depósito da pasta, caso não seja estabelecido um destino, podendo ser recuperadas em até 60 dias. As pessoas em situação de rua também serão encaminhadas ao atendimento da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF).

Durante a semana, equipes das secretarias visitaram os pontos da operação para mapear os ocupantes e identificar demandas. Além da Sedes-DF, fazem parte da ação as secretarias de Saúde (SES-DF); de Educação (SEEDF); de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF); de Segurança Pública (SSP-DF); de Justiça e Cidadania (Sejus-DF); e de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal). Também participam o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), a Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab), o Departamento de Trânsito (Detran-DF), o Conselho Tutelar, Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) e as polícias Civil e Militar. 

Confira os pontos da operação: 

Via N2 – em frente à 5ª Delegacia de Polícia
Via N2 – no balão próximo à 5ª DP
Setor Hoteleiro Norte – Quadra 2
Setor Hoteleiro Norte – Quadra 3
Estacionamento do Ministério da Defesa
SQN 216 – área verde interna da quadra


De acordo com o GDF, a ação visa garantir dignidade, segurança e o a direitos fundamentais para essa população, ao mesmo tempo em que busca organizar os espaços públicos da capital.

*Com informações da Agência Brasília

postado em 23/05/2025 20:31
x