
A chuva que caiu no início da tarde de ontem, em Brasília, não impediu que as comemoraçãos pelos 65 anos da capital começassem com muita música, atrações culturais e aventura na Esplanada dos Ministérios. Com o tema O melhor tempo é agora, o evento conta com uma megaestrutura, incluindo telões, arela, camarotes, área kids, espaço pet, roda-gigante, tirolesa e praça de alimentação.
A festa começou no início da tarde, com as apresentações da cantora local Dhi Ribeiro, seguida pelo bloco Eduardo e Mônica, que animou o público sob um céu nublado. Às 19h50, foi realizada a abertura oficial do evento, com uma queima de fogos.
Na abertura do evento, o governador Ibaneis Rocha falou da alegria de participar da festa. "O mais importante é que o povo está aqui. Com o programa Vai de Graça, conseguimos trazer as pessoas para ver os grandes shows da cidade. É o símbolo da paz que estamos implantando em Brasília. Isso aqui é paz, é união, são famílias, segurança. O pessoal da comunidade está aí trabalhando. E vai ser uma festa de dias para esses três dias, podem contar com isso", afirmou o chefe do Executivo local.
A vice-governadora Celina Leão disse que comemorar o aniversário de Brasília é comemorar o pertencimento, a democracia, a cidade da expectativa, da esperança. "As pessoas chegaram aqui com a mão na frente ou pra trás e abriram aqui as suas oportunidades. E celebrar esse momento de recuperação da economia, um momento de liberdade", afirmou.
O secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo, destacou a participação do público. "A Esplanada está lotada, várias atrações já aram por aqui. A expectativa está melhor, São Pedro colaborou com a gente. Então estamos muito felizes, muito empolgados", comentou. "É muito importante para nós esses 65 anos. Nós do governo fizemos com muito carinho essa festa para a população do Distrito Federal", concluiu o chefe da pasta.
- Público aproveita shows e atrações na Esplanada nos 65 anos de Brasília
- Festa na Esplanada: multidão celebra aniversário de Brasília com grandes shows
- Festa dos 65 anos da capital começa com shows na Esplanada
Diversão
Jessica Araújo, Nathan Araújo, Beatriz Dias e Iuri Pereira, todos com 18 anos, vieram juntos para curtir o primeiro aniversário de Brasília que acompanham presencialmente. "A gente quer assistir a todos os shows, mas estamos mais ansiosos pelo Wesley Safadão. Chegamos cedo pra garantir um lugar bom", contou Nathan. Além da música, o grupo pretende aproveitar tudo: "Vamos dançar, beber, curtir a roda-gigante… a ideia é se divertir ao máximo!", disse Iuri.
As amigas Christine Watrin, 57, Ana Letícia, 35, e Ana Luisa Bandeira, 31, também vieram cedo, especialmente para ver a cantora Dhi Ribeiro e o bloco Eduardo e Mônica. "Somos fãs dos artistas e viemos para vê-los. Infelizmente, está bem vazio. Acho que o pessoal de Brasília deveria valorizar mais os artistas locais", disse Christine.
Rosileide da Silva, 55, e Alcimery Almeida, 51, madrugaram para garantir um bom lugar. Moradoras da Ceilândia, elas utilizaram o transporte público e elogiaram a facilidade de o e a organização do evento. "Está tudo ótimo! Tem bastante policiamento, estou me sentindo muito segura e sem ar perrengue nenhum", destacou Alcimery.
Larissa de Jesus, 26, moradora de Samambaia, foi à Esplanada acompanhada da família. Ao lado da sua mãe, esposo e filho, o grupo foi para aproveitar a estrutura que está montada para a comemoração. Mãe de um menino autista, Larissa valorizou especialmente o espaço e o policiamento. "Ele não gosta de muita movimentação, então não quis aproveitar as opções de brinquedos, mas como ele adora a polícia, está sendo uma experiência bem interessante", afirmou.
Noite
Depois da queima de fogos, as apresentações da noite comeraçam com a dupla local Willian e Marlon, mas os shows mais esperados eram os dos cantores Wesley Safadão e Leo Santana. Desde cedo, milhares de fãs se aglomeraram em frente ao palco principal para assistir à apresentação dos artistas. Com gritos de "Vai, Safadão!", o público aguardava ansiosamente.
Moradora do Novo Gama, Ana Júlia Andrade chegou às 17h para garantir lugar na grade. "Sou muito fã do Safadão e esse é meu primeiro show dele", celebrou a jovem. "Comecei a chorar durante a agem de som, imagina quando ele subir no palco", contou Ana Júlia. "Meu sonho é dar um abraço nele", acrescentou.
Animada, a dupla de amigas Gesilene de Oliveira, 47, e Milane Teixeira, 49, também pretendem prestigiar os três dias de evento. "Acabei de sair da aula do meu cursinho diretamente para cá. Estou preparada para curtir até a madrugada", afirmou a moradora do Paranoá.
Já Davi Silva, 30, veio de Vicente Pires com um objetivo claro: aproveitar a noite ao máximo. "Eu vim porque queria muito ver o Wesley Safadão e o Leo Santana, e também para prestigiar Brasília, que é a cidade onde nasci, cresci e vivi a vida toda. Amo esse lugar. Estou com muita expectativa, sei que o show vai ser incrível. O governo entregou um evento muito bem organizado, com uma estrutura sensacional", contou.
Sem hora para ir embora e com vontade de curtir tudo até o fim, o casal Idan Daves, 40, e Ana Carolina Alves, 18, veio de Sobradinho II cheio de entusiasmo. "Nunca fui a um show antes, então estou muito animada e quero me divertir bastante. Só vou embora quando tudo acabar", afirmou Carolina.
Saiba Mais
Programação completa
Hoje
- 14h às 14h40: Hudson e Felipe
- 15h às 15h40: Rock Beats
- 16h10 às 16h50: Everton e Everson
- 17h20 às 18h: Miguel Santos
- 18h30 às 20h: Fagner
- 20h30 às 21h10: Diggão
- 22h às 23h30: O Grande Encontro
- 00h Às 1h30: Mari Fernandez
- 1h30 às 2h: Fogos de artifício
- 2h: Encerramento
Amanhã
- 10h: Evento Gospel
- 11h às 12h: Eli Lopes
- 14h às 14h40: Doze por oito
- 15h10 às 15h50: Benzadeus
- 16h20 às 17h: Adriana Samartini
- 17h30 Às 18h10: Leon Correia
- 19h às 21h: Menos é Mais
- 21h20 às 22h: Bruno César e Rodrigo
- 22h30 às 00h30: Zé Neto e Cristiano
- 1h: Encerramento

Mariana Saraiva
RepórterJornalista formada no IESB e pós graduanda em Jornalismo Digital. Estagiando desde 4º semestre da graduação. ando pela Rádio Alpha Fm, Marketing do Hospital Santa Marta, Assessoria de impressa da Valec (Atual Infra S.A), editoria de cultura