
Depois da chuva intensa dessa terça-feira, (3/11), que deixou estragos pelo Distrito Federal, a quarta-feira (4/11) amanheceu com sol entre muitas nuvens. Contudo, esse cenário deve mudar ao longo do dia, com o aumento da instabilidade da atmosfera e da nebulosidade. Por isso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para que os brasilienses se preparem para mais um dia de chuvas intensas.
No acumulado das últimas 24h, choveram 41,8 mm na capital federal, o que equivale a 18% do total esperado para todo o mês de novembro, que é de 226,9 mm. "É muita chuva para um dia só. Ontem o céu estava meio caótico, carrancudo", pondera o meteorologista Olívio Bahia. Ele explica que, com as elevadas taxas de umidade (variação de 100% a 45%) e como deve esquentar no período da tarde (temperaturas vão de 17ºC a 28ºC), "o tempo será severo, com raios e rajadas de vento, e não se descarta a possibilidade de granizo". Nessa terça, houve registro de granizo no Sudoeste e os ventos no Plano Piloto chegaram a 49,3 km/h.
"Daqui para frente é o que vai ocorrer: chuva, chuva, chuva", alerta o especialista. O Inmet emitiu uma alerta amarelo para o DF, que indica as chances de chuvas intensas, que podem acumular até 50 mm, e possibilidade de rajadas de vento de até 60km/h. "A situação nesses próximos dias não muda muito: alagamentos, ventos que podem destelhar, galhos que podem machucar, raios", reforça Olívio Bahia.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail [email protected].