A Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos encontrou as ossadas que ficam no memorial em homenagem aos mortos pela ditadura militar, no Cemitério de Ricardo de Albuquerque, em situação de deterioração.
O memorial, que fica localizado no Rio de Janeiro, tem três prateleiras de cada lado que armazenavam as ossadas. O material era organizado por tipo de osso: uma para crânios, uma para membros inferiores e outra para membros superiores.
No entanto, ao chegar no local, peritos encontraram ossos no chão. “Assim que a porta foi aberta, nos deparamos com vários fragmentos de ossos remanescentes no chão. Principalmente ossos de crânio fragmentados. E muita umidade no ambiente. Na segunda metade da sala, havia aproximadamente 20 sacos plásticos pretos com ossos. Dois deles parcialmente abertos. Frágeis, próximos de rasgar”, explicou o perito Samuel Ferreira à Agência Brasil.
Além disso, também tinha gotejamento nas paredes e no teto. Em audiência pública realizada na quinta-feira (22/5), a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos sugeriu melhorias para aumentar a ventilação e vedar fendas que permitem entrada de água no ossário.
/webstories/2023/09/5126910-quem-e-o-povo-xokleng-que-esta-no-centro-do-marco-temporal-no-stf.html
A situação de deterioração encontrada pela equipe pode dificultar o processo de obter material genético para identificar pessoas que desapareceram durante a ditadura militar no Brasil, que ocorreu de 1964 a 1985.
/webstories/2025/04/7121170-canal-do-correio-braziliense-no-whatsapp.html
Na quarta-feira (21/5), peritos foram ao cemitério Ricardo de Albuquerque para levantar informações sobre possíveis locais de inumação (sepultamento), ocultação ou destruição de remanescentes ósseos de mortos e desaparecidos políticos. A ação teve o objetivo de fazer um diagnóstico inicial na tentativa de identificação de pelo menos 15 desaparecidos políticos que foram inumados no local.
O Correio tentou contato com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania para obter mais informações e aguarda retorno.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Saiba Mais 6k4ce
-
Brasil Ônibus com 30 ageiros pega fogo na BR-060
-
Brasil Primeira Diocese elevada a Arquidiocese pelo papa Leão XIV é brasileira
-
Brasil Brasil institui Dia Nacional do Brega no aniversário de Reginaldo Rossi
-
Brasil Enchentes no RS: por que não há 'nada pronto' para evitar inundações 1 ano depois
-
Brasil Nova Tarifa Social: quem terá isenção da conta de energia elétrica?
-
Brasil Grupo fraudava dispositivos sob promessa de "limpar o nome"